Uma dúvida muito freqüente diz respeito à propriedade do pepino. Apesar de muitos acreditarem que ele diminua a oleosidade da pele, a dermatologista Denise Arantes explica: "O pepino é calmante. Também amacia e hidrata". Mas a profissional alerta para as diferenças nas formulações. Segundo ela, a casca do pepino pode ser adstringente, por isso existem diferentes formulações de pepino, que podem ter outras funções. Portanto, se você quer hidratar sua pele neste verão, não esqueça de tirar a casca antes de fatiá-lo.
Para aproveitar melhor a estação, muitas mulheres tratam de acrescentar alimentos ricos em betacaroteno à alimentação, como cenoura e beterraba. No entanto, Denise Arantes esclarece que, para dar resultado, a quantidade ingerida teria de ser enorme. "Seria preciso 50 mg de betacaroteno por dia, mas o excesso desta substância pode provocar hepatite. Algumas pessoas não conseguem metabolizar direito o alimento", alerta Denise. A dermatologista não indica uso de nenhuma vitamina sem justificativa, e acrescenta que um outro efeito colateral é o amarelamento da pele.
Da mesma forma funciona a pasta de dentes quando utilizada sobre espinhas: "A pasta tem ácido, e por isso seca, mas não trata como outros cosméticos", explica Girleide. A dermatologista tem a mesma opinião a respeito do hábito de se acrescentar pílulas anticoncepcionais ao shampoo, a fim de fazer com que os cabelos cresçam mais fortes: "A pílula deve ser ingerida. De nada adianta fazer isso, pois o hormônio não surte efeito algum se utilizado desta forma", esclarece Girleide. O ginecologista Amaury Mendes Júnior, porém, acredita que a pílula possa ajudar a realçar a beleza dos cabelos: "O estrogênio, hormônio contido na pílula, é capaz de estimular alguns resultados. Usa-se até para adubar plantas, e, quando ingerido, melhora até a pele. É claro que quando usado com shampoo, muito da ação do hormônio se perde, mas surte um leve efeito", diz Amaury, acrescentando que não existe nenhuma contra-indicação no uso.